Diante da pandemia do novo coronavírus , muitas empresas tiveram que fechar as portas por um tempo.
E isso causa dificuldades aos empresários, sobretudo aos donos de pequenos e médios negócios .
Por isso, o Google elencou diversas dicas para que essas empresas consigam se manter digitalmente .
As orientações vão além do trabalho remoto, incluindo formas de comunicar os clientes sobre os horários especiais e gerar mudanças na publicidade.
1. Comunique os novos horários
Através do perfil comercial no Google , que exibe as informações do negócio em um cartão na busca, é possível modificar o horário de atendimento durante o período de isolamento social .
Assim, os clientes ficam sabendo se a empresa está, ou não, aberta, além de conhecer possíveis horários especiais.
2. Informe sobre as novidades
Outra dica dada pela gigante de tecnologia é realizar postagens para mostrar ofertas especiais ou atualizações sobre o estoque de produtos. As publicações também podem ser feitas através do perfil comercial , e ajudam na interação com os clientes.
3. Defina uma resposta automática
Se as atividades da empresa estiverem paralisadas por completo, é importante definir uma resposta automática para os e-mails que chegarem. Uma dica interessante é incluir, nessas respostas, informações relativas a perguntas frequentes, se antecipando aos possíveis questionamentos dos clientes.
4. Use ferramentas de trabalho remoto
Dependendo do setor em que seu pequeno negócio está inserido, é possível trabalhar remotamente. Para isso, o Google oferece diversas ferramentas.
Os grupos de e-mail e os chats do Hangouts podem ajudar em uma comunicação mais rápida, enquanto o Hangout Meets pode ser a solução para uma videoconferência mais importante. Certifique-se de que seus funcionários estejam treinados para utilizarem as ferramentas digitais.
5. Mude a estratégia de publicidade online
Para quem usa anúncios no Google , a dica da empresa é mudar a estratégia no momento de crise.
O primeiro passo é editar os anúncios informando quais serviços estão funcionando – como entrega a domicílio, por exemplo.
Caso seu negócio esteja totalmente parado ou muito impactado pela diminuição da oferta e aumento da demanda, a dica do Google é pausar as campanhas durante este período.