Esse sistema ajudará a identificar se ligações recebidas são feitas por robôs, golpistas ou são legítimas. Gustavo Borges, superintendente de controle de obrigações da Anatel, anunciou o prazo e destacou a necessidade de colaboração das fabricantes de smartphones e operadoras para o sucesso do serviço.
A tecnologia, anteriormente chamada STIR/SHAKEN, agora se chama Origem Verificada. Em 2023, durante a fase experimental, a Anatel bloqueou quase 600 empresas e cerca de 88,4 bilhões de chamadas identificadas como feitas por robôs.
Com o Origem Verificada, os consumidores poderão ver na tela do celular um selo que indica a confiabilidade da ligação, sua origem e informações sobre a empresa.
O objetivo é também reduzir golpes como os de “falsa central de atendimento”, comuns em fraudes bancárias.
Além disso, a Anatel vai endurecer as regras para números iniciados por 0303, usados por empresas para oferecer serviços, a partir de 2025. Esse programa, lançado há dois anos, teve baixa adesão.
Agora, empresas que fazem mais de 10 mil chamadas diárias precisarão usar o número 0303 para identificação, permitindo que os consumidores saibam do que se trata a chamada.