Surto de metapneumovírus (HMPV) causa preocupação na China 5 anos após a COVID-19; entenda a doença

0
Surto de metapneumovírus (HMPV) causa preocupação na China 5 anos após a COVID-19; entenda a doença

Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a China enfrenta um surto de metapneumovírus humano (HMPV). Já prevendo um aumento de infecções respiratórias durante o inverno, o país implementou um sistema de monitoramento para pneumonia de origem desconhecida em dezembro, de acordo com a Reuters. Esse sistema detectou uma alta nos casos de HMPV, especialmente nas províncias do norte, afetando, em grande parte, crianças com menos de 14 anos.

Vídeos mostrando hospitais lotados geraram alarme nas redes sociais, mas, até o momento, nem o governo chinês nem a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiram comunicados oficiais que confirmem uma nova epidemia.

O metapneumovírus humano pertence à família Pneumoviridae, a mesma que inclui o vírus sincicial respiratório (VSR), sarampo e caxumba. Identificado pela primeira vez em 2001, ele é responsável por infecções respiratórias leves, muitas vezes semelhantes às de um resfriado comum. Contudo, em grupos vulneráveis como crianças, idosos e imunossuprimidos, o vírus pode causar complicações mais graves, como bronquite e pneumonia.

Sinais e sintomas do HMPV

Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, dor de garganta e febre, similares aos de um resfriado. O período de incubação varia entre três e seis dias, e a maioria dos casos se resolve espontaneamente com repouso e cuidados básicos. Entretanto, em casos graves, podem ocorrer complicações que necessitam de atenção médica.

Transmissão

O HMPV se propaga pelo contato direto com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas por secreções respiratórias, como tosse e saliva.

Tratamento

Não há vacina ou tratamento antiviral específico para o HMPV. A gestão da doença é feita com medicamentos de venda livre para alívio de febre e dores. Antibióticos não são eficazes, já que se trata de uma infecção viral.

Prevenção

As medidas preventivas incluem a lavagem frequente das mãos, evitar contato próximo com pessoas infectadas, não tocar o rosto sem higienizar as mãos e, se houver suspeita de infecção, usar máscara para evitar a transmissão. Esses cuidados, comuns na prevenção de vírus respiratórios, são fundamentais para conter a disseminação do HMPV.

Sex Shop em Uberlândia Criação de Sites Uberlândia