O último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quinta-feira (26), registrou seis mortes devido às chuvas no estado. O documento, atualizado diariamente, reúne informações desde 26 de setembro.
Na terça-feira (24), o número de óbitos subiu com a confirmação de mais uma vítima na Zona da Mata. As mortes ocorreram em diversas cidades: uma em Uberlândia, no Triângulo Mineiro; três em Ipanema, no Vale do Rio Doce; uma em Maripá de Minas, na Zona da Mata; e uma em Coronel Pacheco, no Vale do Aço.
Além das fatalidades, o boletim apontou 148 desabrigados, 992 desalojados e 31 municípios em situação de emergência ou calamidade pública. Uberaba também entrou para a lista de cidades afetadas pela situação de calamidade.
Acumulados de Precipitação
Uberlândia voltou a registrar chuvas a partir de setembro, após quatro meses de seca. De acordo com a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), novembro foi o mês com o maior volume de precipitação do ano, com 370,2 mm. Outubro ocupou o segundo lugar, com 280,6 mm. Até o dia 26 de dezembro, o acumulado foi de 162 mm, enquanto setembro teve apenas 58 mm de chuva.