Funcionários de empresa de ônibus em Uberlândia começam semana com paralisação

Funcionários de empresa de ônibus em Uberlândia começam semana com paralisação

Funcionários da Autotrans, uma das empresas que presta serviço de transporte público em Uberlândia, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (11). Segundo o sindicato, o motivo é atraso nos pagamentos.

A empresa e o sindicato dos transportes se posicionaram; a Secretaria de Trânsito e Transporte disse que foi surpreendida pela situação (veja abaixo).

No início da manhã, apenas 38 ônibus saíram para as ruas da cidade, sendo que a Autotrans conta com 87 veículos. Entre os bairros atendidos estão Shopping Park, Gávea, Santa Luzia e Tibery.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberlândia (Sinttrurb), Márcio Dúlio de Oliveira, disse que pagamentos estão em falta, inclusive tíquete e até repasse do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Enquanto o pagamento não for realizado, não vamos voltar ao trabalho. O sindicato já ajuizou processos contra a empresa questionando o não pagamento de feriados, salário família, falta de concessão de férias, não pagamento das dobras das férias quando acumula dois períodos e não regularidade do FGTS do trabalhadores”, falou.

Ele também questionou a situação da empresa que, mesmo diante da pandemia da Covid-19, vem recebendo aporte da Prefeitura. Contou também que, entre as três empresas que prestam serviço para Uberlândia, a Autotrans é uma das que atende grande parte do município.

“Em termos de arrecadação, é o maior lote operacional da cidade. Só no Bairro Shopping Park, por exemplo, são cerca de 17 linhas. A Prefeitura dá aporte para empresa para que o pagamento seja feito em dia. Mas a empresa, não está honrando compromisso com funcionários e sociedade, pois população está sendo prejudicada”, lamentou.

Posicionamentos

Para a TV Integração, por meio de nota, Autotrans lamentou o ocorrido e informou que os colaboradores foram notificados na sexta-feira (8) do imprevisto com pagamento, mas que o dinheiro dos funcionários estariam na conta nesta segunda.

Disse também que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett) e empresas de transporte urbano de Uberlândia, juntos, trabalham para o bom funcionamento do transporte coletivo na cidade e que o “comunicado reforça o compromisso e a transparência da empresa com seus colaboradores e com a população uberlandense”.

A Prefeitura disse que Secretaria de Trânsito e Transporte foi surpreendida pela paralisação parcial dos serviços, que não foi informada previamente e já está em contato com a empresa para que o atendimento seja normalizado imediatamente.

A Secretaria também informou que está tomando as medidas administrativas cabíveis e previstas no contrato de concessão dos serviços.

Fonte G1

Sex Shop em UberlândiaCriação de Sites Uberlândia